PROGRAMA

PROGRAMA OFICIAL ENUDH 2013



Sexta, dia 12
15h00 Receção e Credenciação
18h00 Dinâmica de Apresentação
19h30 Jantar
21h30 Filme

Sábado, dia 13
09h00 Sessão de Abertura
09h45 Painel 1: "A Estrada da Revolução"
                         com  Tiago Carrasco, jornalista
                                 João Fontes, repórter de imagem
                                 João Henriques, fotógrafo
11h15 Coffe Break
11h30 Painel 2: "Tratado de Comércio de Armas"
                         com Bárbara Barata,  Núcleo Amnistia Internacional – Coimbra
13h00 Almoço
15h00 Workshops Paralelos
               Middle East and North Africa – MENA
                 com Tiago Carrasco, jornalista
                        João Fontes, repórter de imagem
                        João Henriques, fotógrafo
               Famílias Diferentes
                  com Ana Cristina Santos, CES e Associação não te prives [não poderá estar presente]
                        Carlos Sérgio Rodrigues, SDDH/AAC 
16h45 Coffe Break
17h00 Workshops Paralelos
              Os Limites dos Direitos Humanos
                  com Miguel Prata Gomes, ESE Paula Frassinetti
                  com Andreia Nunes, Amnistia Internacional – Portugal
           Tratado de Comércio de Armas
                  com Daniel Oliveira, Amnistia Internacional – Portugal
19h30 Jantar
21h30 Peddy-Paper
00h00 Convívio no bar “Rock Planet”

Domingo, dia 14
10h00 Dinâmica Final
13h00 Partida

---


Sobre os PAINÉIS... 

//Painel 1 - "A Estrada da Revolução" 

A Estrada da Revolução é “um projecto jornalístico que visa perceber as transformações desencadeadas pelas revoluções no Mundo Árabe através de uma viagem por dez países do Médio Oriente e do Magreb – Turquia, Síria, Líbano, Jordânia, Israel, Egipto, Líbia, Tunísia, Argélia e Marrocos –, terminando em Lisboa.”, mas é também “o trilho perfeito para entender o que se passa para lá dos confrontos entre manifestantes e exércitos que nos chegam diariamente aos televisores. É uma volta para melhor entender as voltas que o Mundo está a dar.” 

//Painel 2 - "Tratado de Comércio de Armas"
Todos os dias milhões de pessoas vivem com medo da violência armada. Todos os anos, centenas de milhares de homens, mulheres e crianças são mortas, mutiladas, torturadas ou obrigadas a fugir das suas casas. Por esta razão, a Amnistia Internacional, em parceria com outras organizações, tem vindo a exigir um Tratado de Comércio de Armas (TCA) que regule a venda e compra de armas entre os Estados, para que estas atrocidades tenham fim. Este Tratado foi finalmente aprovado pela ONU, no passado dia 2 de Abril, mas ainda há muito caminho a percorrer até que a realidade mude. 


Sobre os WORKSHOPS...

//Workshop 1 - "Middle East and North Africa" (MENA)
No seguimento do Painel 1, este workshop permitirá o contacto mais directo com o grupo do projecto "A Estrada da Revolução", levando os participantes a experimentarem/simularem, com dinâmicas adequadas, algumas das  experiências e situações vividas pelo grupo e, através das mesmas, debaterem e partilharem de opiniões acerca da actual situação no Médio Oriente e Norte de África de forma a percebê-la melhor.   

//Workshop 2 - Famílias Diferentes
Resultante da globalização e da abertura de mentalidades, que têm permitido debater livremente assuntos como a orientação sexual, bem como a liberdade e a privacidade da vida íntima de todo e qualquer ser humano (corolários da sua inviolável dignidade ética), a mudança que caracteriza as sociedades contemporâneas atinge também um dos seus pilares essenciais, a família. Que mudança? Que novas realidades nos levam a pensar um novo conceito? Com o apoio de vários textos e do legado de associações como a Amplos e a ILGA-Portugal, espera-se desenvolver um diálogo estimulante e profícuo, caracterizado pela presença de opiniões construtivas sustentadas em argumentos sólidos. O intuito passa por dotar o participante de uma visão mais ampla da realidade, que conduza a um alargar dos seus horizontes, capacitando-o para pensar de forma (ainda mais) autónoma e crítica. Pelo direito à igualdade na diferença, qual o verdadeiro papel que desempenham as famílias nos nossos tempos?

//Workshop 3 - Os Limites dos Direitos Humanos 
Até onde vai a tua liberdade? É sobre esta questão que incide o Projeto Free2Choose. Trata-se de um programa de debates, partindo da visualização de uma série de curtos e interessantes filmes/clips nos quais são levantadas questões atuais através da exposição de duas situações, aparentemente antagónicas, de usufruto de direitos consagrados na Declaração Universal dos Direitos Humanos. No workshop será apresentado e experimentado este projeto, realizando-se um debate dinâmico sobre estes dilemas, levando a que todos possam formar e expressar a sua opinião de forma construtiva. Com isto, os participantes poderão não só debater, mas também conhecer novas ferramentas para o seu trabalho como ativistas de Direitos Humanos. 

//Workshop 4 - Tratado de Comércio de Armas 
No seguimento do Painel 2, este workshop consistirá na partilha, discussão e aplicação de técnicas e ferramentas de campanha, partindo da situação concreta do TCA. Com estas, pretende-se que os participantes partilhem e fiquem a conhecer metodologias e tácticas que possam, mais tarde, utilizar para trabalhar activamente esta e outras temáticas de Direitos Humanos
.