ORADORES

//Painel 1 - "Estradas da Revolução" e //Workshop 1 - Middle East and North Africa – MENA


Tiago Carrasco tem 29 anos e é jornalista. Trabalhou na TVI e fez programas para a RTP. É colaborador regular da revista “Sábado” e escreveu o livro “Até Lá Abaixo”, baseado numa viagem de jipe de Lisboa até à África do Sul. Desde pequeno que sonha fazer parte de uma revolução e vive frustrado por ter chegado atrasado ao Maio de 68 e ao 25 de Abril de 74. Para mais, ambiciona conhecer melhor o mundo islâmico desde que um devoto Dogon no Mali lhe disse que um dia ainda mudaria o nome para Ibrahim. 

João Fontes tem 28 anos e é repórter de imagem. Com a câmara ao ombro, já captou imagens em quase todos os pontos de África. Carrega consigo o desejo de percorrer o Mundo e ser respeitado pelo seu trabalho. Sente-se atraído pelo mundo islâmico e deseja agora, mais do que nunca, poder estar no centro da revolução árabe. Colabora actualmente para programas da RTP e TVI e está a trabalhar na edição do documentário “O Outro Lado do Mundial”, baseado na viagem de jipe de Lisboa até à África do Sul. 

João Henriques é fotógrafo e tem 27 anos. Tem disparado nas câmaras do jornal Público, das revistas Sábado e Playboy, da agência Associated Press e mais recentemente do jornal i. Frequentou o curso de fotografia do CENJOR e o de Ciências da Comunicação da Universidade Lusófona. Sabe dizer três palavras em árabe: não, obrigado e adeus. 


//Painel 2 - "Tratado de Comércio de Armas"
 
 
Bárbara Joana Melo Barata, tem 24 anos, é natural da Covilhã e frequenta o Mestrado em Psicologia, com especialização na área de Desenvolvimento, Aconselhamento e Educação na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Desde 2010, é coordenadora do Núcleo da Amnistia Internacional em Coimbra e tem trabalhado com populações de risco e situações de discriminação social.


//Workshop 2 - Famílias Diferentes

 


 
Carlos Sérgio Rodrigues é jurista e tem 23 anos. Ambiciona conhecer tudo o que Mundo tem para lhe oferecer e ir mais além, além das fronteiras dos preconceitos e dos livros fechados. É membro e colaborador activo da Secção de Defesa dos Direitos Humanos da Associação Académica de Coimbra (AAC) desde 2011. Colabora com diversas publicações periódicas e com a Secção de Escrita e Leitura da AAC, destacando-se como formador exímio e colaborador dedicado. Em 2012 iniciou a sua vida literária com o lançamento do primeiro volume de uma saga infanto-juvenil.
Cumpriu as funções de coordenador no grupo local de Coimbra da rede ex aequo (Associação de jovens lésbicas, gays, bissexuais, transgéneros e simpatizantes em Portugal), da qual é sócio.

[infelizmente não poderá estar presente devido a imprevisto de ordem pessoal]
  Ana Cristina Santos é socióloga. Doutorada em Estudos de Género pela Universidade de Leeds, Reino Unido, e Mestre em Sociologia pela Universidade de Coimbra, Portugal, é Investigadora no Centro de Estudos Sociais (CES), Universidade de Coimbra, e Honorary Research Fellow no Birkbeck Institute for Social Research, Universidade de Londres. Tem trabalhado em projetos de investigação sobre género, sexualidade direitos sexuais e reprodutivos, cidadania e direitos humanos. Coordena, desde abril de 2012, um projeto sobre mulheres, deficiência e cidadania íntima, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.
É vice-coordenadora da Sexuality Research Network da Associação Europeia de Sociologia e co-coordenadora do Núcleo de Investigação em Democracia, Cidadania e Direito do CES. É também ativista dos movimentos feminista e LGBT/queer, e sócia-fundadora da Associação não te prives – Grupo de Defesa dos Direitos Sexuais, que preside desde janeiro de 2012.

 
//Workshop 3 - Os Limites dos Direitos Humanos

 
Miguel Prata Gomes é professor e membro do Conselho da Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, no Porto. É pesquisador no Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Universidade do Porto e membro do Conselho do Instituto Paulo Freire. Professor de Filosofia e Educação Intercultural, lidera projetos nacionais/internacionais de pesquisa sobre Educação Intercultural, Direitos Humanos, Integração e Desenvolvimento Social (CLDS-Vila do Conde) e Cyberculturas, e tem uma vasta experiência em projectos e redes internacionais. 


//Workshop 4 - Tratado de Comércio de Armas

Daniel Alexandre Machado de Oliveira, tem 30 anos, é licenciado em Ciência Política pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, com especialização em Sociologia dos Movimentos de Opinião.
A trabalhar na Amnistia Internacional Portugal desde Setembro de 2005, assumiu as funções de Coordenador de Ativismo e Formação em Junho de 2009. Para além destas tarefas, tem tido também como áreas preferenciais da sua actuação a Educação para os Direitos Humanos e a participação ativa de comunidades.
Foi um dos sócios fundadores da empresa Stone Soup Consulting, empresa de consultoria destinada às organizações do Terceiro Sector.